sábado, agosto 11

Os Pais do Cinema (2012)

Por Wendell Marcel

Em homenagem aos Dia dos Pais, o blog E Aí, Cinéfilo, Cadê Você? fez uma seleção dos principais personagens paternais da telinha. De pais normais, que vivem o cotidiano do dia-a-dia, àqueles bem diferentes: uns que fazem de tudo para ficar ao lado de suas crias, e outros verdadeiros herois para seus filhos. Parabéns aos pais, e escolha qual dos seguintes pais o seu se parece mais!



Chris Gardner, de À Procura da Felicidade


O vendedor Christopher Gardner (Will Smith) foi abandonado pela mulher e vem passado por problemas financeiros. Agora, terá que cuidar do seu filho de cinco anos enquanto tenta se recompor na vida profissional.



Daniel Hillard, de Uma Babá Quase Perfeita


A esposa de Daniel (Robin Williams) resolve pedir o divórcio por causa do comportamento dele e, consequentemente, ele fica sem a guarda das crianças. Para continuar próximo delas, resolve se vestir como uma velha babá, o que, claro, acabará ocasionando muitos problemas para ele e as crianças.



Fletcher Reede, de O Mentiroso


 Um advogado (Jim Carrey) que utiliza-se da arte da mentira todos os dias em sua profissão sofre a maldição de não poder fazer isso durante um período de 24 horas. Durante um dia, sua vida vai se tornar um terror, pois mesmo simples "mentirinhas" podem mostrar seu verdadeiro caráter aos seus amigos, colegas de trabalho e até mesmo a seu filho.



Peter, Michael e Jack, de Três Solteirões e Um Bebê


Três solteirões e também grandes amigos dividem um apartamento e passam grande parte do tempo só se divertindo com as mulheres. Porém, um dia um bebê é deixado na frente da porta com um bilhete da mãe, que diz não ter condições de cuidar dele. Os três, então, decidem cuidar da criança, mas o que não imaginam é que isto vai mudar completamente suas vidas.



Guido Orefice, de A Vida é Bela


Ambientada na dura realidade da Segunda Guerra Mundial, é uma comovente fábula Chapliniana de amor e fantasia, que conta a história de um homem que usou a imaginação e seu infatigável espírito para salvar aqueles a quem mais amava.



Darth Vader, na série Star Wars


Um paternalismo incomum.



Ted Kramer, de Kramer vs. Kramer


Ted Kramer (Dustin Hoffman) sempre colocou o trabalho à frente da sua família. Quando sua esposa divorcia-se, ele deve aprender a se virar para cuidar da casa e de seu filho Billy. Quando os dois finalmente aprendem a ser grandes amigos, a ex-esposa ressurge e querendo tomar a guarda judicial da criança.



Antonio, de Ladrões de Bicicleta


Um retrato amargurado do pós-guerra na Itália. A trajetória de pai e filho para encontrar o ladrão de uma bicicleta, única forma do personagem ter um emprego e sustentar sua família.



Don Vito Corleone, de O Poderoso Chefão


Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros.




*Algumas descrições das fotos foram retiradas do site de cinema Cineplayers, com mínimas adaptações.

8 comentários:

  1. Ótima Postagem homenageando os Pais. O personagem de Dustin Hoffman em Kramer Vs Kramer é emocionante.

    http://espectadorvoraz.blogspot.com.br/2012/08/espectador-voraz-on-volta-dos-que-nao.html

    ResponderExcluir
  2. Excelente, a escolha dos títulos foi bastante feliz. O Poderoso Chefão merecidamente em 1° lugar!!!

    http://avozdocinefilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei a escolha de Jim Carrey em O Mentiroso. Por algum motivo foi o primeiro a vir na minha cabeça quando vi a lista. Darth Vader e Don Corleone não poderiam faltar.

    ResponderExcluir
  4. Tanto Kramer vs. Kramer e Don Vito Corleone, quanto o Antonio de Ladrões de Bicicleta não poderiam faltar! Pra mim, Ladrões é um dos filmes que mais traz significados paternalistas para a telinha.

    Pensei como você, Kaio! rsrsr não sei porque, mas o maluco do Fletcher foi um dos primeiros que pensei ..

    ResponderExcluir
  5. Apenas uma ressalva em se levando em conta a lista apresentada. Opto pelo filme francês "Três homens e um bebê" ao invés da refilmagem americana.

    ResponderExcluir
  6. Excelentes escolhas, mas quando penso em paternidade no cinema não consigo pensar em outro filme que não seja o japonês "A Partida", pois a relação pai e filho permeia todo o filme e ganha uma tradução comovente no desfecho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi há um tempo A Partida, é um filme muito bonito mesmo!

      Excluir

Aqui é o seu espaço, pode deixar seu comentário, sugestão ou crítica que logo iremos respondê-lo!