domingo, setembro 16

Notícia: Descoberta de um filme de 1901 pode reescrever a história do cinema

A divulgação sobre um filme de 1901 poderá mudar para sempre a história do cinema. 

O National Media Museum, da Inglaterra, recentemente abriu as portas do instituto e mostrou a existência de um filme em cores de 1901, com gravações do cotidiano da população.

A surpresa da descoberta desse tesouro cinematográfico, que estava esquecida entre os vários objetos do museu, reescreve uma parte primordial da história do cinema, logo nas origens, quando em 1909 a película Kinemacolor era tida como a primeira filmagem em cores até então.

Segundo o museu, "em 1899, cinco anos depois dos britânicos conhecerem os filmes animados, Edward Turner, um fotógrafo, e Frederick Marshall Lee, seu financiador, patentearam o primeiro processo de imagens coloridas e em movimento da Grã-Bretanha. Tal patente, que resultou no filme de 1901, consistia em fotografar quadros sucessivos em preto e branco através dos filtros azul, verde e vermelho". 

Para alcançar o efeito desejado em imagens coloridas na tela, o rolo do filme precisava de um projetor especial, e assim combinar as fotografias.

O vídeo divulgado explicando todo o processo de colorização e as cenas do filme de 1901, assim como o andamento da produção desta relíquia podem ser vistos a seguir:


Confira também filmes que utilizaram a técnica de Kinemacolor a partir de 1909 :



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço, pode deixar seu comentário, sugestão ou crítica que logo iremos respondê-lo!