sexta-feira, outubro 12

Especial Dia das Crianças

Por João Inácio

Os preferidos das crianças e a infância no cinema.

Em homenagem ao Dia das crianças, o blog E Aí, Cinéfilo, Cadê Você? fez uma seleção especial, primeiro dos filmes de maior sucesso entre a criançada, e na segunda parte os filmes que melhor retrataram a infância no cinema, nos mais variados lugares e diferentes épocas; esse é nosso parabéns às crianças de todas as idades.

Parte 1



Toy Story

O mais cobiçado presente pela molecada, os brinquedos, protagonizaram o primeiro longa de sucesso do estúdio Pixar em 1995. Na trama, o garoto Andy está fazendo aniversário e os brinquedos estão apavorados, pois temem ser substituídos por um novo brinquedo, mais moderno e melhor do que eles. Pois é, isso acontece e Wood, um caubói, e brinquedo preferido de Andy, é substituído por Buzz Lightyear, um astronauta do espaço. O filme teve duas continuações, e marcaram a infância de muita gente.



Shrek

Outra animação responsável por iniciar o sucesso de um grande estúdio de animação computadorizada é Shrek, No filme o ogro que dá titulo ao filme vive em um pântano e é considerado por todos os habitantes das redondezas como o ser mais feio e temido que há. Mas na realidade não é bem assim, Shrek quer apenas paz e sossego em sua vida. Isso ele tem de sobra, pelo menos até que o impiedoso Lorde Farquaad resolve exilar todos os personagens de contos-de-fada que existem no seu reino para dentro da floresta onde está localizado o pântano de Shrek. O sossego do ogro verde chegou ao fim. Agora ele deve tirar satisfações pessoalmente com Farquaad para rever sua floresta intacta. Shrek consegue um acordo: se resgatar para o Lorde uma princesa que está adormecida em um perigoso e longínquo castelo, Farquaad devolve a paz a ele, o filme teve três continuações (Shrek 2, Shrek Terceiro e Shrek para Sempre) e até um filme solo de um de seus personagens secundários (Gato de Botas).





O Rei Leão

Um dos maiores sucesso da Disney, e um dos filmes mas freqüentes em listas das produções que marcaram a infância de muita gente. O filme conta a jornada de Simba, um leãozinho, que nasce trazendo a ira de seu tio Scar, que assim perde seu futuro lugar no trono. Então, Scar bola um plano para matar o atual rei e seu filho. Simba acaba sobrevivendo, mas fica exilado por anos na floresta, onde cresce com a ajuda de seus amigos Timão e Pumba e deseja retornar para vingar a morte de seu pai e retomar seu reino por direito.



Jurassic Park - Parque dos Dinossauros

Conta a estória do milionário que través da engenharia genética, traz a vida os dinossauros extintos há cinco milhões de anos, criando um imenso parque em uma ilha,  porém, acaba saindo do controle e os dinossauros passam a ser uma ameaça para as pessoas que estão na ilha.



Star Wars

Você pode chorar, fazer bico e espernear ao ver Star Wars em uma lista de “filmes de criança”, afinal esse aqui não é um mero filme infantil, mas é inegável que a maior parte dos fãs, tanto aqueles que viram primeiro a trilogia clássica como os que só conheceram com os filmes mais recentes, da serie tiveram seu primeiro contato com o universo criado por George Lucas na Infância.


Parte 2


Conta Comigo

“Eu nunca mais tive amigos como os que eu tive quando tinha 12 anos. Meu Deus, e alguém tem?" Rob Reiner fez um dos mais autênticos e emocionantes filmes a infância de todos os tempos.  Quatro amigos de infância, inseparáveis, descobrem, através do irmão mais velho de um deles, que há um corpo de um menino jogado perto dos trilhos do trem na região, e partem em uma aventura para conseguirem vê-lo. A história é uma adaptação do conto de Stephen King.



Pixote: A Lei do Mais Fraco

Retrato inquietante dos jovens de rua no Brasil, acompanhamos Pixote, um garoto vivendo nas ruas de São Paulo, que aos 10 anos já perdeu toda a inocência há muito tempo. 




Cinema Paradiso

Belo filme sobre infância e amadurecimento, emocionante, no filme de Giuseppe Tornatore acompanhamos o garoto Totó, que vive num vilarejo no interior da Itália, durante a Segunda Guerra. Sua principal diversão é passar as tardes no Cinema Paradiso, fazendo companhia ao projecionista Alfredo, que o ensina a amar a Sétima Arte, mudando assim a sua vida para sempre. Um dos filmes mais nostálgicos do cinema.




Os Incompreendidos

Retrato da infância, levemente autobiográfico, de um dos principais diretores da Nouvelle Vague francesa, François Truffaut,  Antoine Doinel é um garoto de 14 anos. Seus pais não lhe dão muita atenção, então ele mata aula para ir ao cinema com seus amigos e cometer pequenos furtos, o filme é reconhecido por sua importância histórica e por sua critica ao sistema de educação formal.



O Espírito da Colméia

Belíssimo, autentico e muito atmosférico filme do espanhol Víctor Erice, Na trama as duas pequenas irmãs Anna e Isabel moram em terras rurais da Espanha, na década de 40. Após uma exibição de Frankenstein, passam a acreditar que o monstro pode passar pelo local em que vivem.

2 comentários:

  1. Só agora vim ver o post. Muito boa a seleção dos títulos.

    ResponderExcluir
  2. Adoro os "Incompreendidos", adoro o cinema de Truffaut, Adoro Jean Pierre Leaud, meu ator fetiche na mocidade.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço, pode deixar seu comentário, sugestão ou crítica que logo iremos respondê-lo!