terça-feira, julho 15

9 filmes selecionados: sobre Juventude

Por Kaio Feliphe

Relacionamentos, responsabilidades, dúvidas... A adolescência é a fase mais conturbada da vida. A transição entre ser uma criança despreocupada, sem nenhum compromisso com ninguém e ser uma pessoa completamente atarefada no mundo caótico da vida adulta não é nada fácil.

E por não ser fácil, cada um enfrenta suas dificuldades de uma maneira. Uns são mais tranquilos, outros mais exaltados; alguns são mais pensativos e ponderam suas ações, outros são mais impulsivos e apenas atendem a seus instintos. Essas formas de enfrentamento são amplamente retratadas nas artes, especialmente no cinema.

Por isso, o E Aí, Cinéfilo, Cadê Você selecionou nove filmes que, de uma forma ou de outra, abrangem esse momento tão especial das nossas vidas.

9. As Virgens Suicidas, de Sofia Coppola (1999)

8. O Serviço de Entregas de Kiki, de Hayao Miyazaki (1989)

7. Os Incompreendidos, de François Truffaut (1959)


6. A Última Sessão de Cinema, de Peter Bogdanovich (1971)

5. A Primeira Noite de um Homem, de Mike Nichols (1967)

4. Moonrise Kingdom, de Wes Anderson (2012)

3. Juventude Transviada, de Nicholas Ray (1955)

2. Férias Frustradas de Verão, de Greg Mottola (2009)

1. O Clube dos Cinco, de John Hughes (1985)

Um comentário:

  1. Grandes filmes, grandes escolhas...

    Deu-me uma vontade de rever cada um deles, "O Clube dos Cinco" eu vi recentemente e gostei bastante, em meio ao tom despretensioso de "Sessão da Tarde" há espaço para reflexões profundas acerca da irresolução dessa fase e do papel dos pais no direcionamento pessoal e profissional dos filhos.

    Os Incompreendidos é uma obra-prima atemporal. Vi recentemente também.

    Eu também citaria "Vidas Amargas" com James Dean e "Curtindo a Vida Adoidado", pois, por trás da áurea de comédia clássica, há também uma boa análise da juventude da época, principalmente na figura do sorumbático e atormentado Cameron (meu personagem favorito do filme, muito mais interessante do que o Ferris rsrs)

    http://omundoemcenas.blogspot.com.br/

    Grande Abraço

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço, pode deixar seu comentário, sugestão ou crítica que logo iremos respondê-lo!