domingo, abril 30

9 filmes selecionados: sobre o Novo Cinema Brasileiro

Por Wendell Marcel

Falar de um Novo Cinema Brasileiro é selecionar filmes que representam um olhar e uma estética cinematográfica sobre as questões contemporâneas. São obras que falam do Brasil, do povo, dos problemas sociais e econômicos, da verticalidade das cidades, das relações humanas e das subjetividades. O E Aí, Cinéfilo, Cadê Você? apresenta nove filmes brasileiros recentes que congregam novas narrativas, novas representações e novos olhares de um cinema autoral e político, sensível e poético. 


9. O Homem das Multidões, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães (2013)



8. Aquarius, de Kleber Mendonça Filho (2015) 



 7. Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert (2015)



 6. Praia do Futuro, de Karim Ainouz (2014)



 5. Eles Voltam, de Marcelo Lordello (2012)



 4. Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois, de Petrus Cariry (2015)



 3. Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queirós (2015)



2. Campo Grande, de Sandra Kogut (2015)



 1. Brasil S/A, de Marcelo Pedroso (2014)

2 comentários:

  1. Excelente seleção de filmes, que vai desde o já consagrado Aquarius até o hermetismo poético a la Tarkovsky do Petrus Cariry, que ainda está por ser mais reconhecido. Como toda lista é subjetiva e incompleta, acrescentaria ainda, para fechar 10 filmes, ou o Tatuagem (2013), de Hilton Lacerda, ou a História da Eternidade (2014), de Camilo Cavalcante, ambos grandes filmes de nossa década cinematográfica fertilíssima. No mais, com certeza assistirei aos que ainda não assisti dessa lista. Um grande abraço e parabéns pelo blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As indicações de Tatuagem e A História da Eternidade são muito boas. Inclusive porque fazem parte de uma gama de filmes pernambucanos recentes e esteticamente atraentes. Obrigado pela visita! Grande abraço!

      Excluir

Aqui é o seu espaço, pode deixar seu comentário, sugestão ou crítica que logo iremos respondê-lo!